segunda-feira, 5 de maio de 2014

S.O.S do Moda

   E aí, pessoal?

 Todos felizes porque semana passada teve feriado? Dei pulos de alegria quando vi que ela "terminava" na quarta, pois tive tempo de colocar a vida em dia, haha. Para quem não sabe, até semana retrasada estava nos EUA, para o casamento da minha irmã, rolou até um post no blog com dicas de compras, guia de ida aos parques de diversão e o nome de um novo estilista.

  Mas, vamos ao que interessa. O S.O.S do Moda[ORIGEM] de hoje é sobre sutiãs. Peça de vestuário indispensável às mulheres, nós sabemos muito bem a dificuldade que é de encontrar um sutiã que nos permita esquecer que estamos vestindo-o. Por isso, eu resolvi trazer algumas informações sobre qual é o melhor modelo para cada tipo de seio e ocasião. Além disso, vou contar um fato que vai deixar você feliz e revoltada ao mesmo tempo, rs. Ah! Eu resolvi dividir os tipos de sutiã em mais de um post, pois são muitos modelos e detalhes. Portanto, fiquem de olho nas próximas edições do S.O.S .




Um breve histórico


  Não há uma data definida para quando o sutiã foi criado. O que se tem de informação, são referências desde a época egípcia, de imagens de mulheres com faixas amarradas nos seios. Na história mais recente, já começam a aparecer o que se chamava de sustentadores dos seios, nos EUA e na França. Porém, tanto o nome quanto o design não atraíram a atenção das mulheres.
   Mas, em 1914, uma mulher para-lá-de-sábia aproveitou a deixa e se tornou famosa pelo modelo feito por lenços de seda amarrados em faixas. Com isso, Mary Phelps Jacob patenteou a ideia e se tornou oficialmente e idealizadora do produto. Entretanto, com o passar dos anos e a chegada dos Movimentos Feministas, a peça de vestuário se tornou símbolo do aprisionamento feminino, sendo, até mesmo, queimada em público. Esse não foi o único abalo sofrido pela peça. Nos anos 90, dois cientistas americanos publicaram um estudo que falava sobre a relação do sutiã com o câncer de mama, uma vez que este impedia a liberação de toxinas, provocando então a doença nas mulheres. Porém, essa teoria já foi reformulada e colocada à baixo por vários outros cientistas. Desde então, a peça já passou por várias mudanças, existindo, hoje, em vários formatos e tamanhos.
   Para quem não sabe, nos EUA os sutiãs possuem variações de medida de acordo com o bojo e o tamanho das costas de cada mulher. No Brasil, esse sistema de medida só é encontrado em marcas como Hope, Scala e em lojas de departamentos, como Renner, que revendem marcas importadas. Nas lojas de departamento o valor costuma ser mais em conta. Vale a pena experimentar medir suas costas e usar a tabelinha de medidas para descobrir o tamanho apropriado para você. Esses sutiãs são bem mais confortáveis do que os que só medem o bojo.


A barra vertical é a medida das costas em cm e a barra da horizontal é a medida do bojo. É só fazer a correspondência para descobrir seu tamanho.


Sutiã meia-taça



   O sutiã meia-taça sobre 3/4 dos seios, acomodando-os naturalmente, sem aumentar seu volume. Eles são mais cavados e costumam ter suporte com aro. Ele é ideal para quem tem seios pequenos e médios e deseja modelar e valorizar o decote, sem muito volume. Deve ser evitado por quem tem seios muito volumosos, já que não cobre todo o seio. Ele também é ótimo para peças com decotes profundos ou abertos.
    Variação: Balconê. Uma variação do meia-taça é o modelo balconê. Ele é para decotes mais cavados e as alças são mais separadas, ótimo para peças com decote quadrado e aberto.




Meia-taça
Meia-taça

    


Balconê
Balconê




           






















Sutiã Triângulo

   O sutiã triangular é ideal para mulheres com seios mais rígidos, ajudando a modelá-los. As taças têm o formato de um triângulo e é a opção perfeita para quem precisa de leve ou média sustentação. Podem ser de bojo ou forro e, normalmente, têm alças finas. 


Triangular
Triangular








Sutiã Taça C

   Os sutiãs de taça C são mais angulares na frente e possuem maior profundidade que os tradicionais, proporcionando alta sustentação.Ele promove cobertura total, portanto é ideal para quem tem seios volumosos e para quem, ainda, tem tórax estreito. 

Taça C
Taça C








Sutiã Tomara que caia

   O sutiã tomara que caia pode ser estruturado ou não. O objetivo dele é sustentar os seios sem o auxílio das alças. Os modelos estruturados possuem taças espumadas e suporte com aro lateral reforçado. Ainda existem modelos faixas, que são mais leves, sem aro e sem espuma. Esse sutiã é ideal para quem tem seios pequenos e com roupas sem alça ou de um ombro só. Ele não é muito indicado para quem tem seios fartos, exatamente por não garantir a sustentação. Mas já existem vários modelos mais reforçados, então é só dar uma pesquisada e encontrar o modelo ideal para você.     Variação: Sutiã adesivo sem costura. Pesquisando sobre os modelos de tomara que caia, eu encontrei um que é um adesivo. Esse modelo é para vestidos com decotes profundos nas costas e a marca que vende ele é a DosNu. Ele não é barato, mas para quem vai investir em um vestido com um super decotão nas costas, vale a pena investir. Afinal, de que vale um decote com o sutiã aparecendo, não é mesmo? 
   E ah, regra do dia : sutiã com costas de silicone, alça de silicone, qualquer coisa de silicone, não faz mais parte do menu, ok? Especialmente se a parte siliconada estiver à mostra. É muito deselegante e hoje já existem várias alternativas para ele. 











Sutiã tomara que caia modelo faixa. Hoje, já existem modelos com renda que são super fofos.





Modelo marca DosNu






Nas próximas edições do S.O.S trarei os outros modelos de sutiã para vocês continuarem entendendo melhor as opções que existem por aí. Então, fiquem de olho!

Beijos para vocês,


boa semana,

Maria



2 comentários:

  1. Adorei o post!Já farei os cálculos para saber minha medida costas-bojo! rsrs Bjss

    ResponderExcluir
  2. Ei Ana! Que bom que você gostou. haha. Fica de olho que terão mais posts sobre os modelos de sutiãs. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...